UNFCCC divulga mapas com distribuição de espaços na Blue Zone na COP27

Pela primeira vez, Brasil terá três espaços de representação em uma Conferência do Clima.

Por Daniela Vianna, ClimaInfo

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) divulgou os mapas finais com a distribuição de estandes, plenárias, salas de reuniões oficiais, áreas de alimentação, serviços e logística e área de imprensa da Blue Zone durante a COP27, que terá início no próximo domingo, 6 de novembro, em Sharm el-Sheikh, no Egito. O Brasil, pela primeira vez, estará representado em três espaços distintos, todos localizados a poucos metros de distância um do outro, no Pavilhão 5 da Área C. O estande do Brazil Climate Action Hub é o P127, em uma esquina, tendo como vizinhos os pavilhões da Natureza (P128), de Parcerias das NDCs (P127), o da Malásia (P130) e o Climate Action Hub de Zimbábue (P107). A programação completa de atividades do Brazil Hub já está disponível neste link. Todos os eventos serão transmitidos em inglês e português no website do Brazil Hub.

O estande oficial do governo brasileiro, concebido ainda na gestão Bolsonaro, é o P105, e o estande do HUB Amazônia Legal, organizado por governadores da Amazônia brasileira, será o P104, ocupando uma área de 120 metros quadrados também na área C. O espaço contará com eventos relativos a novos projetos e iniciativas climáticas da região amazônica, e foi criado antes do resultado das eleições presidenciais, decididas em segundo turno no pleito deste domingo, 30 de outubro, com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva. Um dos principais focos do estande referia-se à reativação do Fundo Amazônia, instrumento de financiamento de projetos ambientais na floresta amazônica brasileira, suspenso desde 2019 devido a dificuldades impostas pelo governo Bolsonaro.

Após o resultado das eleições, os governos da Noruega e da Alemanha – principais doadores do Fundo Amazônia – anunciaram que irão reativar os repasses, conforme reportagens publicadas na Deutch Welle aqui e aqui.

Confira abaixo o Mapa Geral, bem como o do Pavilhão 5 da Área C e os demais mapas disponibilizados pela UNFCCC. A área de imprensa ficará localizada no Pavilhão 2.

Compartilhe:

Outras notícias