Simply enter your keyword and we will help you find what you need.

What are you looking for?

Good things happen when you narrow your focus
Welcome to Conference

Write us on info@evently.com

Follow Us

  /  Eventos   /  CGEE participa da COP 25 e lança publicação sobre bioeconomia em parceria com a Unossc
CGEE

CGEE participa da COP 25 e lança publicação sobre bioeconomia em parceria com a Unossc

Conferência ocorre em Madri, de 2 a 13 de dezembro. Centro de Gestão e Estudos Estratégicos será representado em três eventos da programação.

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) participa da 25ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 25), que ocorre em Madri, de 2 a 13 de dezembro. O CGEE faz parte de três eventos diferentes dentro da programação. Dentre eles, o side event em que o Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul (Unossc, na sigla em inglês) e o Centro lançarão uma publicação sobre bioeconomia.

A divulgação do estudo, denominado “Cooperação Sul-Sul e Triangular na bioeconomia na luz do Acordo de Paris e da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável”, será realizada na segunda-feira (09). A mesa do lançamento é organizada pelo CGEE, pela Unossc e pela Organização Internacional do Bambu e do Rattan (Inbar).

O objetivo do side event é demonstrar como a Cooperação Sul-Sul e Triangular apoia o alcance das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC), segundo o Acordo de Paris, em países em desenvolvimento. Participam das discussões, dentre outros, o diretor da Unossc, Jorge Chediek; a vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), Thelma Krug; o diretor-geral da Inbar, Ali Mchumo; e o chefe da Divisão de Energias Novas e Renováveis do Ministério de Relações Exteriores (MRE), Renato Godinho.

Já na terça-feira (10), o assessor técnico do CGEE, Marcelo Poppe, será um dos painelistas do encontro “Caminhos da transição para a energia limpa e monitorando o progresso com a implementação do Acordo de Paris”. A mesa é coordenada pela Agência Internacional de Energia (IEA). O intuito é apresentar as últimas análises referentes a essa transição e realçar a importância do acompanhamento desses avanços. Com isso, serão destacadas oportunidades para motivar atores que podem ampliar ações em prol dos objetivos do acordo. 

Energy Big Push

No dia 11, o CGEE, ao lado da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), da Agência Internacional de Energia (IEA), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e do MRE realizará um side event, no âmbito do projeto Energy Big Push (EBP), durante a conferência. 

O encontro ocorrerá no pavilhão Euroclima+, com o título “Energy Big Push: acelerando investimentos em inovação em energia sustentável no Brasil, no contexto da abordagem da Cepal em Big Push para a sustentabilidade”. O objetivo do evento é facilitar um espaço para o debate e troca de experiências dos países latino-americanos em inovação para a transição energética limpa e sustentável.

Durante o evento, a Cepal e o Centro irão apresentar os resultados e lições aprendidas do projeto EBP no Brasil. A iniciativa visa a fornecer dados e informações sobre Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em energias no Brasil para subsidiar a construção de políticas que possam acelerar os investimentos em energia limpa e sustentável, com foco em inovação. O projeto reúne instituições nacionais e internacionais para contribuirem com propostas que permitam apoiar a promoção de mais e melhores investimentos públicos e privados em P&D para soluções em energia sustentável.

COP 25

A Conferência das Partes (COP), formada por 196 países e pela União Europeia, é o órgão supremo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCC). A COP 25 visa a promover avanços na implementação de acordos, como o de Paris, que estabelecem compromissos e obrigações específicas para combater mudanças climáticas.

Compartilhar
Bitnami