Basta inserir sua palavra-chave e nós o ajudaremos a encontrar o que precisa.

O que procuras?

Good things happen when you narrow your focus
Welcome to Conference

Write us on [email protected]

Follow Us

About

Imprensa

Imprensa .

Este espaço é destinado aos profissionais de imprensa, trazendo dicas práticas, guias e materiais de apoio, bem como releases sobre o Brazil Climate Action Hub e suas respectivas atividades durante a COP26.

Glossário do Clima ...

A linguagem das conferências, no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), assim como a da ciência climática, é recheada de expressões próprias, jargões e siglas. Para ajudar você a decifrar esses códigos e não perder o fio da meada ao cobrir a já complexa COP26, o ClimaInfo preparou um Glossário Climático. Para acessá-lo, basta clicar no botão abaixo.
O Glossário foi desenvolvido com o apoio técnico de especialistas em clima, e está em constante atualização, para receber novas expressões, termos e siglas que venham a ser criados ao longo da Conferência e na jornada rumo à transição para uma sociedade de baixo carbono, capaz de suportar todas as formas de vida, sem colocá-las em risco de extinção, e estabilizar o aumento médio da temperatura do planeta em um grau e meio. Esperamos que ajude!

Guia para Perplexos .

Com humor e linguagem simplificada, a publicação “Acordo de Paris: Um guia para perplexos”, lançada pelo Observatório do Clima e pela LACLIMA, torna-se um guia de bordo para quem quiser entender ou cobrir, como jornalista, a Conferência do Clima de Glasgow. É uma ótima opção para saber mais sobre o que está em jogo na COP26 e sobre por quais motivos essa é a Conferência mais badalada depois COP21, em 2015, quando foi firmado o Acordo de Paris.
Usando uma linguagem simples, o manual traz o detalhamento da “sopa de letrinhas” das Conferências das Partes. O minimanual também traz a contextualização histórica das COPs, desde a Rio-92, mostrando como os debates multilaterais foram avançando rumo ao cumprimento do objetivo comum de estabilização do aquecimento do planeta em 1,5 grau Celsius (ainda longe de ser alcançado).
Foca nas mudanças substanciais do Acordo de Paris e mostra o que ainda está pendente para que seja possível concluir o Livro de Regras que norteará a efetiva implementação do Acordo. O manual indica ainda como os países estão organizados em blocos, cada um com seus respectivos interesses nas negociações. Por fim, oferece dicas práticas para os jornalistas, sugerindo onde devem focar a atenção tanto na primeira quanto na segunda semana, a partir da sequência de acontecimentos pré-definidos no script das Conferências do Clima. O manual está disponível para download aqui. Boa leitura!

Negociando o Futuro .

A formação “Negociando o Futuro”, realizada pelo Observatório do Clima, oferece diferentes perspectivas sobre a crise climática e traz visões de renomados especialistas brasileiros para analisar tudo o que está em jogo na Conferência do Clima da ONU. Quer saber mais sobre Artigo 6? Confira lá. Quer saber sobre geopolítica internacional e o papel do Brasil nesse contexto? Está lá também.
O curso, ministrado em outubro para representantes das organizações que compõem a Rede OC, contém vídeos e materiais complementares que propiciam um adensamento conceitual sobre a emergência climática e suas nuances e oferecem uma ampla visão estratégica dos rumos possíveis para o futuro do planeta. Abaixo trazemos dois desses vídeos. Um traz a fala da ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, que atualmente copreside o International Resource Panel (IRP), criado no âmbito do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUD). Ela fala sobre Paris 2050, quais as perspectivas de futuro das negociações climáticas e o papel do Brasil. Já o professor Eduardo Viola, da UnB, dá uma aula sobre geopolítica internacional e explica o quanto o jogo de xadrez entre potências mundiais, no cenário econômico, poderá afetar as negociações da COP26.
Esses e outros conteúdos da formação, realizada em formato piloto, estão disponível neste link. Um material essencial para os jornalistas que vão cobrir a Conferência do Clima. Imperdível!
Por Izabella Teixeira

Paris 2050 - Futuro das Negociações

Por Eduardo Viola

A Geopolítica e a COP26

0

Bitnami