Com a recente eleição de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente do Brasil, a pauta sobre o futuro da Floresta Amazônica ganha força no país, principalmente em relação aos impactos climáticos decorrentes do desmatamento ilegal.
No intuito de internacionalizar a discussão, o Brazil Climate Action Hub, a casa da sociedade civil brasileira na Conferência Climática da ONU, a COP 27, realiza no dia 10 de novembro, das 18h30 às 20h30, uma exibição especial de trecho inédito do filme “O Território”, documentário multipremiado da National Geographic que é foi cocriado pelo diretor Alex Pritz e os indígenas Uru-eu-wau-wau.
O filme apresenta a devastação que a comunidade indígena enfrenta à medida que suas terras e pessoas são progressivamente atacadas por agricultores e madeireiros. O evento vai exibir um trecho inédito do filme, seguido de uma discussão com as atividades indígenas Neidinha Bandeira e Txai Suruí (que também é produtora-executiva do filme). A abertura e mediação da conversa será de Cíntya Feitosa e Eduardo Carvalho, coordenadores do Brazil Climate Action Hub.
Txai e Neidinha vão compartilhar suas experiências sobre o impacto do desmatamento nas comunidades indígenas no Brasil, e também compartilharão suas esperanças e preocupações decorrentes do novo governo.
“O Território” também será exibido na íntegra no evento CultureCOP, no Seyal Desert Hub, no dia 13 de novembro, onde Txai Suruí terá a companhia de Priscila Tapajowara, ativista indígena, ativista climática, fotógrafa e co-coordenadora da Mídia Índia.