Obrigado!

Brazil Climate Action Hub Logo

Dia das florestas abre com debate sobre emissões de desmatamento no Brazil Hub na COP27

Evento reúne especialistas do Brasil e dos EUA para mostrar como o vilão das emissões brasileiras pode se tornar herói.

Um painel de especialistas do Brasil e dos EUA apresentará novos dados sobre emissões de desmatamento e degradação florestal no Brazil Climate Action Hub, o estande da sociedade civil na COP27. O evento ocorre em 14 de novembro e abrirá o dia dedicado às florestas no Brazil Climate Action Hub.

 

A mudança do uso da terra é historicamente a principal causa das emissões de gases de efeito estufa do Brasil. O setor somou 46% das emissões brasileiras em 2020 — na prática, representadas pelo desmatamento da Amazônia e do Cerrado. Novos dados científicos vêm indicando que esse número pode ser uma subestimativa, já que a degradação de florestas — por fogo ou fragmentação — também é altamente emissora.

 

Para tratar do tema, a mesa traz três especialistas de renome internacional: Tasso Azevedo, coordenador técnico do Observatório do Clima e do consórcio MapBiomas; Ane Alencar, diretora científica do Ipam e uma das principais especialistas em fogo florestal do Brasil; e Michael Coe, do Woodwell Climate Research Center, pesquisador dedicado a florestas e savanas que foca sua pesquisa na Amazônia há mais de 20 anos. A moderação ficará a cargo de Ana Toni, diretora-executiva do Instituto Clima e Sociedade, organização que articula e coordena o stand da sociedade civil brasileira na COP desde a 25ª edição, em Madri.

 

O painel começa às 10h da segunda-feira (14/11), horário de Sharm El-Sheikh, no Egito, sede da 27ª Conferência do Clima, às 17h (horário de Brasília). 

 

O que: Uso da terra no Brasil: vilão, vítima ou herói da crise climática?

Quando: Segunda-feira, 14/11, das 10h às 11h (horário do Egito) / das 17h às 18hh (horário de Brasília).

Moderação: Ana Toni (iCS)
Painelistas:
Tasso Azevedo, Observatório do Clima — O Contexto do Uso da Terra no Brasil: desafios e oportunidades
Ane Alencar, Ipam — Tendências do desmatamento e da degradação florestal no Brasil: estratégias para a mitigação de emissões
Michael Coe, Woodwell Climate Research Center — Impacto na perda de cobertura florestal e dinâmica de uso da terra no clima 

Local: Brasil Climate Action Hub — COP27 — Sharm El-Sheikh

Transmissão: http://www.brazilclimatehub.org/

Contato - Imprensa

Solange A. Barreira – Observatório do Clima

[email protected]

+ 55 11 9 8108-7272

 

Sobre o Observatório do Clima – Fundado em 2002, é a principal rede da sociedade civil brasileira sobre a agenda climática, com 77 organizações integrantes, entre ONGs ambientalistas, institutos de pesquisa e movimentos sociais. Seu objetivo é ajudar a construir um Brasil descarbonizado, igualitário, próspero e sustentável, na luta contra a crise climática. Desde 2013 o OC publica o SEEG, a estimativa anual das emissões de gases de efeito estufa do Brasil.

 

Compartilhe:

Outras notícias