Basta inserir sua palavra-chave e nós o ajudaremos a encontrar o que precisa.

O que procuras?

  /  Eventos   /  COP25? O Brasil debate a transição energética na conferência do clima – COP 25
Post Image - Brazil Climate Hub

COP25? O Brasil debate a transição energética na conferência do clima – COP 25

Instituto E+ Transição Energética realizará eventos com representantes do Parlamento Europeu, da Agência Internacional de Energia e de ex-ministro da Fazenda do Brasil

Embora o avanço de fontes renováveis no país, como a energia eólica e a energia solar fotovoltaica, seja notável, há sinais de que o Brasil tem considerado opções para o futuro de seu mix de energia muito diferente de outros países com agenda de transição energética. Há discussões sobre a criação de uma linha de financiamento específica para usinas a carvão pelo BNDES e estudos para resumir e aumentar os investimentos em expansão da capacidade nuclear. Além disso, o programa “Novo Mercado de Gás”, que visa promover um uso mais amplo do gás natural no país, tem como uma das bases a expansão significativa da capacidade de geração elétrica de gás natural, o que aumentaria as emissões do setor no Brasil. Dois, dos três eventos programados pelo Instituto E+ Transição Energética, provocam o debate sobre os diversos cenários possíveis e a possibilidade de um sistema energético de zero carbono.

Para além do olhar ambiental, o Instituto E+ propõe ainda uma reflexão sobre os impactos que a falta de estratégia para a transição energética causa na sociedade. Para isso, convida representantes do Chile, França e Alemanha a debaterem as recentes agitações sociais que tiveram como ponto comum a energia, por meio do aumento de tarifas de transportes e de combustíveis.

Programação:

DIA 9/10 – 10h às 11h – TRANSIÇÃO ENERGÉTICA BRASILEIRA: DE ONDE PARA ONDE

A demanda por energia está crescendo, e as escolhas sobre como esse aumento da demanda serão atendidas ainda estão em aberto. Para onde o país está indo? O que pode ser feito para garantir uma matriz energética de preços sustentável e competitiva, fazendo o uso mais razoável de seu potencial em vários recursos naturais? Como o mix de energia pode ser planejado agora para um futuro de baixo carbono, evitando escolhas que levem a ativos ociosos?

DIA 10/12 – 11:30 às 12:30 – DESAFIOS SOCIAIS DE TRANSIÇÃO ENERGÉTICA E PREÇOS DE CARBONO

Um painel para refletir sobre as agitações sociais que vêm ocorrendo nos últimos anos em países como Brasil, França e Chile, e cujo principal gatilho foi o aumento do custo de energia (elétrica e combustíveis fósseis). Nesse sentido, o objetivo do evento é trazer para o debate a relação entre a transição energética e as consequências desses movimentos para a população, apontando desafios, oportunidades e novas perspectivas.

  • Joaquim Levy – ex-presidente do BNDES e ex-ministro da Fazenda do Brasil
  • Marie Toussaint, Membro do Parlamento Europeu (Greens/EFA), fundadora da Notre Affaire à Tous, associação que atua no estabelecimento da justiça climática desenvolvendo esforços para que vítimas das mudanças climáticas tenham seus direitos reconhecidos e respeitados pelas autoridades públicas.
  • Philipp Hauser, Gerente de Projetos de Transição Global de Energia do think tank alemão Agora Energiewende, responsável pelas políticas globais de energia e clima e as atividades do Agora na América Latina, apoiando parceiros no México e Brasil.

DIA 10/12 – 13:30 às 14:30 – O SISTEMA DE ENERGIA BRASILEIRO VAI DE BAIXO A ZERO CARBONO: UMA FICÇÃO OU UMA POSSIBILIDADE?

Resumo: Diante dos abundantes recursos renováveis ​​e de gás disponíveis no Brasil, esta sessão discutirá os caminhos economicamente racionais que o setor de energia pode seguir para manter suas perspectivas de baixo carbono ou até atingir o objetivo mais ambicioso de se tornar completamente descarbonizado. 

  • Ana Toni, diretora executiva do Instituto de Clima e Sociedade, moderará um debate animado e provocativo entre 
  • Joaquim Levy – ex-presidente do BNDES e ex-ministro da Fazenda do Brasil 
  • Luiz Barroso, ex-presidente do Empresa de Pesquisa Energética e atual CEO da PSR consultoria.

Sobre o Instituto E+ Transição Energética:

O Instituto E+ Transição Energética é um think tank independente que promove um amplo diálogo com representantes de todos os setores para pautar a transição energética brasileira como vetor para o crescimento econômico de baixo carbono. O Instituto E+ trabalha com uma equipe multidisciplinar e parceiros para prover conhecimento e um debate baseado em evidência sobre soluções tecnológicas, sociais e econômicas para uma transição energética eficaz e eficiente.

Mais informações: 

Marisa Bastos – +5521 999753447 (Whatsapp durante o evento)

Coordenadora de Comunicação Instituto E+

Compartilhar

0

Bitnami