Simply enter your keyword and we will help you find what you need.

What are you looking for?

Good things happen when you narrow your focus
Welcome to Conference

Write us on info@evently.com

Follow Us

  /  Eventos   /  COP25? O Brasil debate a transição energética na conferência do clima – COP 25
Post Image - Brazil Climate Hub

COP25? O Brasil debate a transição energética na conferência do clima – COP 25

Instituto E+ Transição Energética realizará eventos com representantes do Parlamento Europeu, da Agência Internacional de Energia e de ex-ministro da Fazenda do Brasil

Embora o avanço de fontes renováveis no país, como a energia eólica e a energia solar fotovoltaica, seja notável, há sinais de que o Brasil tem considerado opções para o futuro de seu mix de energia muito diferente de outros países com agenda de transição energética. Há discussões sobre a criação de uma linha de financiamento específica para usinas a carvão pelo BNDES e estudos para resumir e aumentar os investimentos em expansão da capacidade nuclear. Além disso, o programa “Novo Mercado de Gás”, que visa promover um uso mais amplo do gás natural no país, tem como uma das bases a expansão significativa da capacidade de geração elétrica de gás natural, o que aumentaria as emissões do setor no Brasil. Dois, dos três eventos programados pelo Instituto E+ Transição Energética, provocam o debate sobre os diversos cenários possíveis e a possibilidade de um sistema energético de zero carbono.

Para além do olhar ambiental, o Instituto E+ propõe ainda uma reflexão sobre os impactos que a falta de estratégia para a transição energética causa na sociedade. Para isso, convida representantes do Chile, França e Alemanha a debaterem as recentes agitações sociais que tiveram como ponto comum a energia, por meio do aumento de tarifas de transportes e de combustíveis.

Programação:

DIA 9/10 – 10h às 11h – TRANSIÇÃO ENERGÉTICA BRASILEIRA: DE ONDE PARA ONDE

A demanda por energia está crescendo, e as escolhas sobre como esse aumento da demanda serão atendidas ainda estão em aberto. Para onde o país está indo? O que pode ser feito para garantir uma matriz energética de preços sustentável e competitiva, fazendo o uso mais razoável de seu potencial em vários recursos naturais? Como o mix de energia pode ser planejado agora para um futuro de baixo carbono, evitando escolhas que levem a ativos ociosos?

DIA 10/12 – 11:30 às 12:30 – DESAFIOS SOCIAIS DE TRANSIÇÃO ENERGÉTICA E PREÇOS DE CARBONO

Um painel para refletir sobre as agitações sociais que vêm ocorrendo nos últimos anos em países como Brasil, França e Chile, e cujo principal gatilho foi o aumento do custo de energia (elétrica e combustíveis fósseis). Nesse sentido, o objetivo do evento é trazer para o debate a relação entre a transição energética e as consequências desses movimentos para a população, apontando desafios, oportunidades e novas perspectivas.

  • Joaquim Levy – ex-presidente do BNDES e ex-ministro da Fazenda do Brasil
  • Marie Toussaint, Membro do Parlamento Europeu (Greens/EFA), fundadora da Notre Affaire à Tous, associação que atua no estabelecimento da justiça climática desenvolvendo esforços para que vítimas das mudanças climáticas tenham seus direitos reconhecidos e respeitados pelas autoridades públicas.
  • Philipp Hauser, Gerente de Projetos de Transição Global de Energia do think tank alemão Agora Energiewende, responsável pelas políticas globais de energia e clima e as atividades do Agora na América Latina, apoiando parceiros no México e Brasil.

DIA 10/12 – 13:30 às 14:30 – O SISTEMA DE ENERGIA BRASILEIRO VAI DE BAIXO A ZERO CARBONO: UMA FICÇÃO OU UMA POSSIBILIDADE?

Resumo: Diante dos abundantes recursos renováveis ​​e de gás disponíveis no Brasil, esta sessão discutirá os caminhos economicamente racionais que o setor de energia pode seguir para manter suas perspectivas de baixo carbono ou até atingir o objetivo mais ambicioso de se tornar completamente descarbonizado. 

  • Ana Toni, diretora executiva do Instituto de Clima e Sociedade, moderará um debate animado e provocativo entre 
  • Joaquim Levy – ex-presidente do BNDES e ex-ministro da Fazenda do Brasil 
  • Luiz Barroso, ex-presidente do Empresa de Pesquisa Energética e atual CEO da PSR consultoria.

Sobre o Instituto E+ Transição Energética:

O Instituto E+ Transição Energética é um think tank independente que promove um amplo diálogo com representantes de todos os setores para pautar a transição energética brasileira como vetor para o crescimento econômico de baixo carbono. O Instituto E+ trabalha com uma equipe multidisciplinar e parceiros para prover conhecimento e um debate baseado em evidência sobre soluções tecnológicas, sociais e econômicas para uma transição energética eficaz e eficiente.

Mais informações: 

Marisa Bastos – +5521 999753447 (Whatsapp durante o evento)

Coordenadora de Comunicação Instituto E+

Compartilhar
Bitnami