Simply enter your keyword and we will help you find what you need.

What are you looking for?

Good things happen when you narrow your focus
Welcome to Conference

Write us on info@evently.com

Follow Us

  /  Eventos   /  RAPS leva seis líderes políticos brasileiros para encontros bilaterais e painel na COP25
RAPSNACOP25

RAPS leva seis líderes políticos brasileiros para encontros bilaterais e painel na COP25

Em momento de iminentes retrocessos na legislação ambiental do Brasil, senador, deputado federal e prefeita ligados à RAPS debatem sobre a importância dos compromissos políticos para frear efeitos das mudanças climáticas no dia 09.12, no Brazil Climate Action Hub (Zona Azul)

Dezembro de 2019 – Para discutir o papel do Brasil no enfrentamento à grave crise climática que atinge todo o mundo e como a política pode ajudar o país a retomar sua relevância nessa agenda, a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) levará uma delegação de seis líderes políticos para a 25ª Conferência das Partes das Nações Unidas (COP25), em Madri. No dia 09.12, a RAPS promove evento com o senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), o deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP), que é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, e Débora Almeida (PSB-PE), prefeita do Município de São Bento do Una (PE)

O painel “Crise Climática: Olhares da Política Brasileira” é um desdobramento do manifesto em defesa da agenda climática e da conservação da Amazônia, assinado por mais de 40 lideranças políticas eleitas – vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais e senadores – que fazem parte da RAPS. O manifesto foi entregue pela diretora executiva da RAPS, Mônica Sodré, junto com sete ex-ministros do Meio Ambiente ao Presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, em 28 de agosto, quando as queimadas na Amazônia colocaram o Brasil no centro das atenções internacionais. 

Mas não é de agora que cientistas e ativistas alertam para os impactos do desmatamento e das queimadas, que são os maiores responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Segundo dados do projeto MapBiomas, de 1985 a 2018, o Brasil perdeu 89 milhões de hectares de vegetação natural, dos quais 47 milhões de hectares estão na Amazônia. 

“O Brasil é o sétimo maior emissor de CO2 do planeta e ainda não estabeleceu uma trajetória consistente de redução de suas emissões. A negligência do Governo brasileiro com a questão climática, incluindo o questionamento sistemático dos dados de desmatamento, e a tentativa de fragilizar a legislação ambiental agravam muito esse quadro e provocam efeitos desastrosos e de grandes dimensões para a população e para o desenvolvimento do país. Neste sentido, reunir lideranças políticas que podem de fato propor caminhos para esse tema é muito relevante no momento atual“, afirma Mônica Sodré.

Na COP25, além do painel, a RAPS contará com uma delegação de parlamentares que participará de agendas bilaterais e encontros com representantes de organizações internacionais. Juntam-se a Randolfe Rodrigues, Débora Almeida e Rodrigo Agostinho, os líderes RAPS Kelps Lima (SD-RN) e Chió (REDE-PB), deputados estaduais, e Gilberto Natalini (PV-SP), vereador. 

Com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), o evento será realizado no Brazil Climate Hub, uma iniciativa do iCS e do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), localizado na Zona Azul da Conferência – local onde ocorrem as negociações internacionais da COP25. 

Serviço:

Painel Crise Climática: Olhares da Política Brasileira

09/12, às 18h (horário de Madri, Espanha)

Brazil Climate Action Hub – Zona Azul – Pavilhão 8

Sobre a RAPS

Fundada em 2012, a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) é uma organização suprapartidária que acredita na qualificação da política e na cooperação entre diferentes como ferramentas fundamentais para a construção de um país mais justo e sustentável, com desenvolvimento e qualidade de vida para todos. Por meio do Programa Líderes RAPS, a organização reúne, capacita e apoia lideranças políticas comprometidas com o diálogo, a transparência e o desenvolvimento sustentável. A rede de membros é composta por cerca de 680 lideranças, pertencentes a 29 partidos. Destes, 177 membros estão em exercício de mandatos em municípios, estados e no Congresso Nacional.

Saiba mais: www.raps.org.br

Informações à imprensa

ProfilePR11 3060-8820

Matheus Steinmeier11 96566-7194 | matheus.henrique@profilepr.com.br
Morena Madureira 11 98196-2367 | morena.madureira@profilepr.com.br

Compartilhar
Bitnami