Basta inserir sua palavra-chave e nós o ajudaremos a encontrar o que precisa.

O que procuras?

Good things happen when you narrow your focus
Welcome to Conference

Write us on info@evently.com

Follow Us

  /  Eventos   /  RAPS leva seis líderes políticos brasileiros para encontros bilaterais e painel na COP25
RAPSNACOP25

RAPS leva seis líderes políticos brasileiros para encontros bilaterais e painel na COP25

Em momento de iminentes retrocessos na legislação ambiental do Brasil, senador, deputado federal e prefeita ligados à RAPS debatem sobre a importância dos compromissos políticos para frear efeitos das mudanças climáticas no dia 09.12, no Brazil Climate Action Hub (Zona Azul)

Dezembro de 2019 – Para discutir o papel do Brasil no enfrentamento à grave crise climática que atinge todo o mundo e como a política pode ajudar o país a retomar sua relevância nessa agenda, a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) levará uma delegação de seis líderes políticos para a 25ª Conferência das Partes das Nações Unidas (COP25), em Madri. No dia 09.12, a RAPS promove evento com o senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), o deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP), que é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, e Débora Almeida (PSB-PE), prefeita do Município de São Bento do Una (PE)

O painel “Crise Climática: Olhares da Política Brasileira” é um desdobramento do manifesto em defesa da agenda climática e da conservação da Amazônia, assinado por mais de 40 lideranças políticas eleitas – vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais e senadores – que fazem parte da RAPS. O manifesto foi entregue pela diretora executiva da RAPS, Mônica Sodré, junto com sete ex-ministros do Meio Ambiente ao Presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, em 28 de agosto, quando as queimadas na Amazônia colocaram o Brasil no centro das atenções internacionais. 

Mas não é de agora que cientistas e ativistas alertam para os impactos do desmatamento e das queimadas, que são os maiores responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Segundo dados do projeto MapBiomas, de 1985 a 2018, o Brasil perdeu 89 milhões de hectares de vegetação natural, dos quais 47 milhões de hectares estão na Amazônia. 

“O Brasil é o sétimo maior emissor de CO2 do planeta e ainda não estabeleceu uma trajetória consistente de redução de suas emissões. A negligência do Governo brasileiro com a questão climática, incluindo o questionamento sistemático dos dados de desmatamento, e a tentativa de fragilizar a legislação ambiental agravam muito esse quadro e provocam efeitos desastrosos e de grandes dimensões para a população e para o desenvolvimento do país. Neste sentido, reunir lideranças políticas que podem de fato propor caminhos para esse tema é muito relevante no momento atual“, afirma Mônica Sodré.

Na COP25, além do painel, a RAPS contará com uma delegação de parlamentares que participará de agendas bilaterais e encontros com representantes de organizações internacionais. Juntam-se a Randolfe Rodrigues, Débora Almeida e Rodrigo Agostinho, os líderes RAPS Kelps Lima (SD-RN) e Chió (REDE-PB), deputados estaduais, e Gilberto Natalini (PV-SP), vereador. 

Com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), o evento será realizado no Brazil Climate Hub, uma iniciativa do iCS e do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), localizado na Zona Azul da Conferência – local onde ocorrem as negociações internacionais da COP25. 

Serviço:

Painel Crise Climática: Olhares da Política Brasileira

09/12, às 18h (horário de Madri, Espanha)

Brazil Climate Action Hub – Zona Azul – Pavilhão 8

Sobre a RAPS

Fundada em 2012, a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) é uma organização suprapartidária que acredita na qualificação da política e na cooperação entre diferentes como ferramentas fundamentais para a construção de um país mais justo e sustentável, com desenvolvimento e qualidade de vida para todos. Por meio do Programa Líderes RAPS, a organização reúne, capacita e apoia lideranças políticas comprometidas com o diálogo, a transparência e o desenvolvimento sustentável. A rede de membros é composta por cerca de 680 lideranças, pertencentes a 29 partidos. Destes, 177 membros estão em exercício de mandatos em municípios, estados e no Congresso Nacional.

Saiba mais: www.raps.org.br

Informações à imprensa

ProfilePR11 3060-8820

Matheus Steinmeier11 96566-7194 | matheus.henrique@profilepr.com.br
Morena Madureira 11 98196-2367 | morena.madureira@profilepr.com.br

Compartilhar

0

Bitnami